A educação à distancia é conhecida desde o século XIX, entretanto somente nos últimos tempos passou a fazer parte do nosso dia-a-dia. Dados do MEC (Ministério da Educação) a educação à distancia no Brasil começou a se firmar em 1997 quando foram realizados cursos se pós- graduação.
A EaD permite que pessoas realizem cursos e treinamentos nas diversas modalidades, mesmo não estando fisicamente presente nas salas de aula, fazendo com que um grupo variado de pessoas possa interagir, indiferentemente de sua localização.
A educação à distancia pode ter ou não aulas presenciais onde o tutor e o aluno podem estar separados fisicamente por tempo ou espaço, mas ligados por meios de tecnologias ( Internet, correio eletrônico, rádio, telefone, notebook, entre outros).
Ela surgiu através da necessidade dos dias de hoje onde muitos não têm tempo de freqüentar um Centro de ensino, permitindo uma eficaz combinação entre estudo e trabalho.
Para a educação à distancia não existem barreiras o que possibilita que todos possam participar, por ser flexível, por ter menor custo, o aluno estuda de acordo com o seu ritmo, enfatizando os assuntos de maior interesse e induzindo o autodidatismo e autonomia na aprendizagem.
O ensino à distancia requer um grau elevado de maturidade, organização e compromisso por parte de todos os aprendizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário